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O que é marketing digital

Se você está se perguntando o que é marketing digital e como começar do zero. Neste artigo, irei contar tudo sobre esse mercado que cresce cada vez mais no brasil.

Quando se fala em Marketing Digital, nada mais é do que um tipo de publicidade entregue através de canais digitais.

Como, por exemplo: os mecanismos de pesquisa, sites, mídia social, e-mail e aplicativos móveis. 

As empresas utilizam o marketing digital para faturar cada vez mais, ou seja, é uma ótima oportunidade para escalar qualquer negócio.

Hoje os consumidores estão comprando cada vez mais pela internet. Estão usando os meios digitais para pesquisar produtos e serviços. 

Por exemplo, uma pesquisa feita pelo Google, foi descoberto que 48% dos consumidores começam suas pesquisas por algum produto.

Enquanto 33% procuram por sites e 26% pesquisam em aplicativos móveis.

O que é Marketing Digital e como funciona?

O que é marketing digital
O que é Marketing Digital e como funciona

O marketing digital atualmente, é composto por vários canais para divulgação. Ou seja, existem inúmeras possibilidades, para divulgar sua marca.

A publicidade online, no entanto, é mais complexa do que o Marketing tradicional.

Afinal, para atingir o verdadeiro potencial do marketing digital, é preciso saber cada vez mais sobre o mercado.

Uma das melhores estratégias para causar um impacto em uma empresa ou na venda de qualquer produto. Sem dúvidas é através do marketing de conteúdo e relacionamento. 

O marketing de conteúdo tem como objetivo informar as pessoas do porque seu produto é o melhor.

Você precisa mostrar para seus clientes que o produto que está vendendo é superior que do concorrente. A única maneira de se fazer isso é através de conteúdos de valor.

Ao envolver os clientes em um cenário digital, você constrói o conhecimento da marca. Além de se posicionar como um líder no setor e coloca sua empresa a frente das concorrentes.

Será que o Marketing Digital tem futuro?

Quanto ao futuro do marketing digital, podemos esperar um crescimento contínuo. Afinal, os consumidores estão cada vez mais acessando as mídias sociais.

Hoje em dia, o marketing digital está no centro de tudo, é uma das coisas mais importantes para sua marca.

Quais são os tipos de marketing digital

O que é marketing digital
Quais são os tipos de marketing digital

No marketing digital, existem vários pontos de contato com os quais os clientes interagem muitas vezes com sua marca. 

Para utilizar adequadamente esses canais, você precisa entender cada um deles.

Pesquisa paga. 

Pesquisa paga por clique (CPC) esses anúncios é cobrado por cada clique, podem ser ajustados para serem exibidos quando determinados termos são inseridos nos mecanismos de busca.

Dessa formar, os anúncios podem ser direcionados aos públicos que buscam algo em particular. 

Afinal, esses anúncios são extremamente eficazes, pois, dependem de dados coletados do comportamento on-line dos indivíduos.

Em seguida, são usados ​​para aumentar o tráfego do site, entregando anúncios relevantes para as pessoas certas no momento certo. 

Esses anúncios também envolvem retargeting, o que significa que, dependendo das ações dos clientes, as ferramentas de automação de marketing podem criar anúncios exclusivos para elas.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

O SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimizar o conteúdo, de modo que as páginas apareçam no topo dos resultados de busca. Essa otimização é feita para conjuntos específicos de palavras-chave. 

Além disso, o SEO pode aumentar o número de visitas do site organicamente. Quando esses usuários estão procurando por um termo, você pode aparecer para elas sem pagar nada.

Ou seja, ao usar palavras-chave e frases, com o SEO você pode aumentar a visibilidade do seu site e iniciar um relacionamento duradouro com o cliente. 

Afinal, o SEO é definido como o aumento da classificação de um site nos resultados de pesquisa online, e seu tráfego orgânico do site, usando palavras-chave e frases populares. 

Fortes estratégias de SEO são extremamente influentes nas campanhas de marketing digital, já que a visibilidade é o primeiro passo para um relacionamento duradouro com o cliente.  

Marketing de conteúdo 

O que é marketing digital
Marketing de conteúdo

Certamente o marketing de conteúdo, é uma das estratégias mais eficazes que existem atualmente.

O objetivo é educar e inspirar os consumidores que buscam informações sobre algum tipo de produto ou serviço.

Quando você oferece conteúdo relevante para seu público, isso pode torná-lo um líder confiável. Fazendo com que na maioria das vezes irão comprar o que você recomendar.

Além disso, o marketing de conteúdo obtém três vezes mais leads do que a publicidade de busca paga, então vale a pena o esforço.

Marketing de mídia social 

Então, aqui está o segredo para um marketing de mídia social eficaz. Saiba que vai muito além de simplesmente ter conta nas redes sociais. 

Você também deve publicar conteúdos constantemente para ter cada vez mais engajamento com a sua audiência.

Afinal, quando o público é inspirado a se envolver com um conteúdo, maior é a probabilidade dele ser compartilhá-lo, com os amigos.

E-mail Marketing 

Depois de duas décadas, o e-mail ainda é uma das maneiras mais rápida e direta de chegar nos clientes com informações relevantes. 

Hoje, as campanhas de e-mail marketing bem-sucedidas devem ser envolventes, relevantes e divertidas para não serem esquecidas na caixa de entrada do cliente. 

Para ter sucesso, seus emails de marketing devem satisfazer cinco atributos necessários. 

Eles devem ser confiáveis, relevantes, comunicativos, coordenados em todos os canais e estratégicos.   

Marketing de afiliados

Certamente o Marketing de Afiliados é uma das formas mais simples para qualquer pessoa ganhar dinheiro na internet.

Ou seja, é um tipo de publicidade on-line onde afiliado divulga produtos e serviços dos anunciantes em troca de uma comissão.

Essa comissão pode ser gerada por meio de cliques, vendas, ações específicas, entre outros formatos de comissionamento.

Como começar no marketing digital do zero

Como começar no marketing digital

Quer começar no marketing digital, então comece com a criação do seu negócio online. Em seguida, logo abaixo eu separei 3 etapas para você seguir.

Etapa 1: Identifique e segmente seus públicos

Cada vez mais os compradores esperam ter uma experiência personalizada em todos os pontos de contatos. 

Para fazer isso, você deve compreender seus dados demográficos, são informações que segmentam uma comunidade de pessoas. Seja de um país, estado ou cidade a partir de diferentes características.

Além disso, é bom descobrir quais sãos os desejos, dores e sonhos dessas pessoas. Para saber mais, leia este artigo, como criar um público alvo.

Etapa 2: Estabeleça metas e estratégia 

Use as informações do público para definir sua persona e obter uma visão clara de como será a jornada de vendas para estabelecer metas e as estratégias que serão usadas. 

Algumas métricas importantes incluem impressões, alcance, cliques, taxa de cliques (CTR), taxa de engajamento, conversões, custo por lead (CPL).

Além disso, também é bom observar o custo efetivo por mil (eCPM), retorno sobre o investimento (ROI ), retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS).

Etapa 3: iniciar e otimizar 

O marketing digital pode ser usado para aquisição, incentivo, construção. Além disso, também pode ser usado para fidelizar do cliente e promoção da marca. 

Revise as métricas regularmente para saber onde está se destacando e onde precisa trabalhar. Afinal, só assim você pode se tornar um líder neste espaço de alto impacto e alta demanda. 

Marketing digital [DICA IMPORTANTE]

Marketing digital [DICA IMPORTANTE]

O marketing digital não é um conceito teórico, mas é altamente mensurável e prático. Ou seja, não é suficiente conhecer apenas a teoria por trás do SEO e do marketing de mídia social.

Mas, a coisa mais importante que você precisa saber, é como aplicar as diferentes técnicas, na prática.

No entanto, para adquirir as habilidades e a confiança necessária. O ideal é fazer um curso completo de Marketing digital. Você irá aprender, na prática, a como criar seu próprio site que combinará os dois conceitos.

Em outras palavras, crie um blog e trabalhe para nele, só assim irá desenvolver experiência de como funciona o marketing digital.

Além disso, encontre um produto para promover em seu blog e tente fazer suas primeiras vendas na internet.

Sei que esse processo levará tempo e se você for novo nisso, a curva de aprendizado será grande, mas é o único jeito para construir uma base sólida.

Marketing Digital aprendizagem costante

Está começando agora? Sua primeira preocupação deve ser desenvolver suas habilidades. 

O marketing digital não é uma ‘coisa única’ que você aprende fazendo apenas um curso, ou seja, é um processo que pode levar anos.

Existem muitas disciplinas que compõem o marketing digital. Você deve ser um especialista em todas elas se quiser chegar ao limite superior da escala de faturamento.

A melhor maneira de aprender marketing digital é praticando em seu próprio site. Crie um blog e comece a escrever conteúdos nele. 

Então, comece aplicando o SEO em seu site, coloque em prática tudo que aprender. Em seguida, passe para o marketing pago do Google Ads e do Facebook.

Você realmente deseja iniciar seu próprio negócio digital do zero? Se a sua resposta for sim, clique no botão abaixo.

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Mateus Barbosa
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