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Como criar uma persona

Neste post, eu ensinarei todo o processo de como criar de uma persona. Se você pensa em começar no Marketing Digital. Seja na criação e lançamento de um infoproduto ou quem sabe trabalhar como afiliado. Afinal, é extremamente importante saber quem são seus compradores.

A maioria dos empreendedores, estão fazendo a mesma pergunta: “O que meus clientes querem?” Isso nunca foi tão importante quanto agora. Ainda mais, quando a concorrência é acirrada e a demanda por clientes, é cada vez mais alta.

Certamente, conhecer e entender quem já comprou ou ainda vai comprar seus produtos é fundamental. Um passo importante para otimizar os resultados. Além da criação do conteúdo ser mais assertivo.

Caso contrário, você estará criando conteúdos que não atraem seus potenciais. E quando isso acontece, dificilmente eles irão fazer negócio com você ou sua marca.

No entanto, não há uma resposta única para essa pergunta. Simplesmente calcular números não revela as necessidades exatas de seus clientes, já que os gostos mudam regularmente. 

Muitas empresas estão obtendo sucesso utilizando uma solução excelente, chamada, definição de persona.

Criar uma persona é ter a ideia clara e real de quem são seus clientes em potencial. Ou seja, é saber no que eles se interessam e o que procuram. Neste post você vai saber como criar uma persona.

O que é persona?

O que é persona?

Persona ou avatar como queira dizer, nada mais é do que uma breve definição de quem pode representar seu cliente ideal. Entretanto, ela é baseada em informações reais sobre o comportamento. Além de características demográficas dos clientes.

A persona é uma espécie de personagem fictício. Ela possui nome, idade, história pessoal, motivações, sonhos, objetivos, desafios e preocupações. Afinal, é como se fosse uma pessoa de verdade.

A ideia aqui, é criar um perfil do seu cliente ideal como se ele fosse uma pessoa real. Assim você pode criar mensagens de marketing direcionadas para eles. 

Essas mensagens devem usar o tom de voz correto e atender às necessidades e desejos específicos de seu cliente.

Como diferentes grupos de pessoas podem comprar seus produtos por diferentes motivos. Então, você precisará criar mais de uma persona diferente. 

Entretanto, você não pode conhecer todos os clientes ou possíveis clientes individualmente. Certamente, seria impossível, acredito que te faltaria de tempo. Mas você pode criar uma persona de cliente para representar cada segmento geral da sua base de clientes.

Afinal, criar uma persona permite que você tenha uma ideia mais clara e fiel da realidade de quem são seus clientes ideais. Você pode descobrir do que eles gostam, quais são seus problemas e o que eles procuram.

Além disso, facilita muito em pensar em seus clientes como pessoas reais. Considerar seus desejos e necessidades à medida que você cria suas estratégias de marketing digital.

Como criar personas em 5 etapas simples

Então, para a criação da persona ser útil e eficaz, as característica de seu comprador precisam se basear em informações do mundo real e não no instinto.

Ou seja, defina as pessoas que realmente tem interesse em comprar de você. E não as pessoas que você espera que comprariam seu produto / serviço.

Portanto, o ideal é começar fazendo uma pesquisa aprofundada. Reúna as informações ao trabalhar com essas etapas. Mas, use-o para preencher o modelo de persona do comprador quando chegar à etapa cinco.

1- Faça uma pesquisa do público ideal

Como criar uma persona
Pesquise o público ideal

Aqui está uma cartilha básica sobre como aprender detalhes sobre seu público ideal. 

  1. Saiba quem já está comprando de você. Primeiramente reúna todas as informações possíveis sobre sua base de clientes atual. Alguns dos principais pontos de dados que você deseja coletar são idade, local, idioma, renda. Além de comportamentos de compra, interesses, atividades e a vida útil de compra de cada cliente.
  2. Entre no seu site e nas análises sociais. As ferramentas de análise de mídia social podem fornecer uma quantidade incrível de informações sobre as pessoas que estão interagindo com sua marca on-line, mesmo que ainda não sejam clientes. O Facebook Audience Insights fornece informações especialmente valiosas e detalhadas.
  3. Veja o que a concorrência está fazendo. Depois de coletar informações sobre seus próprios clientes e fãs, confira quem está interagindo com sua concorrência . Eles estão alcançando os mesmos grupos-alvo que você? Ou estão alcançando grupos que você ainda não segmentou, mas deveria? O que você pode aprender com os esforços deles, o que podem ajudá-lo a diferenciar sua marca das outras?

2- Identifique quais são as dores e medos do cliente

Quais são as dores e medos de seus clientes em potencial, o que eles estão tentando resolver? O que os impede de ter sucesso? Quais barreiras eles enfrentam para alcançar seus objetivos?

Então faça uma pesquisa camuflada para monitorar sua marca ou produto. Isso permite que você analise o que as pessoas estão achando sobre seu produto. Além disso, você pode aprender por que eles amam seus produtos ou quais partes da experiência do cliente simplesmente não estão funcionando.

Também é uma boa ideia acompanhar seus clientes para ver que tipos de perguntas eles estão fazendo frequentemente. 

Descubra se eles podem ajudá-lo a identificar padrões sobre quais grupos tendem a enfrentar diferentes tipos de desafios. Essa informações podem ser usadas para ajudar a aprofundar as personas do público.

3- Identifique quais são os sonhos e objetivos do cliente

Esses objetivos podem ser pessoais ou profissionais, dependendo dos tipos de produtos e serviços que você vende. O que motiva seus clientes?

Esses objetivos e sonhos podem estar diretamente relacionados às soluções que você pode fornecer a eles. Então, conhecer seus clientes pode corresponder exatamente aos recursos ou benefícios do seu produto.

Mesmo que os objetivos de suas personas não se relacionem aos recursos que seu produto oferece. Eles podem formar a base de uma campanha ou simplesmente informar qual o tom ou a abordagem que se deve adotada no seu marketing.

4- Entenda como seu produto pode ajudar seu cliente

Como criar uma persona
Entenda como seu produto pode ajudar seu cliente

Agora que você entende quais são os problemas e as dores de seu cliente e também já sabe quais são seus sonhos e objetivos. Agora é hora de criar uma imagem realmente clara de como seus produtos e serviços podem o ajudar. 

Entretanto, você precisará parar de pensar em seu produto em termos de recursos e se aprofundar para analisar os benefícios que ele pode oferecer aos seus clientes.

Pode ser meio difícil para os profissionais de marketing sair da mentalidade do recurso. O que é uma das razões pelas quais as personas de compradores são tão importantes. Eles ajudam a mudar de ideia e a considerar os produtos e serviços do ponto de vista do comprador.

Lembre-se: um recurso é o que seu produto é ou faz. Um benefício é como seu produto pode facilitar ou melhorar a vida de seu cliente.

Faça a si mesmo uma pergunta para cada um dos pontos problemáticos e metas que você coletou. Como podemos ajudar? As respostas a esta pergunta fornecerão a base para as principais mensagens de marketing que você criará na próxima etapa.

5. Criando as personas de compradores

Portanto, reúna toda a sua pesquisa e comece a procurar características comuns. Ao agrupar essas características, você terá a base de suas personas únicas de clientes.

Veja como isso funciona na prática. Por exemplo, digamos que você identificou um grupo de mulheres de 30 anos que moram em grandes cidades, gostam de correr e têm cachorros pequenos. 

Ótimo, agora é hora de pegar esses dados e que você coletou e transformá-las em uma pessoa, com a qual você pode se identificar e conversar.

Dê a esta pessoa um nome, um cargo, uma casa e outras características definidoras. Então, procure a quantidade de informações que você espera ver em um site de namoro. Ou o que você pode aprender com uma breve conversa com uma pessoa. Não se esqueça de incluir pontos de dor e objetivos.

Como criar uma persona: Exemplo

Como, por exemplo: em um grupo de corredores urbanos que são donos de cães pode ser representado pela pessoa que podemos chamar de Maria. Em vez de falar de maneira geral sobre a vida na cidade e a propriedade de cães, você dará a Maria características representativas que a tornam uma pessoa real:

  • Ela tem 37 anos;
  • Mora na cidade de Curitiba;
  • Trabalha em uma empresa pública;
  • Profissão, professora de ensino médio;
  • Ela é dona de um Chihuahua de dois anos chamado Joe;
  • Ela gosta de correr todos os finais de semanas no Parque Barigui.

E assim por diante.

Lembre-se, uma lista de características não é igual a uma persona. Uma persona é uma descrição realista de uma pessoa que representa um segmento da sua base de clientes. 

Claro, nem todas as pessoas deste grupo de clientes correspondem exatamente às características da sua persona. Mas, essa persona representa esse grupo de clientes para você e permite que você pense neles de uma maneira humana, e não como uma coleção de pontos de dados.

É muito mais fácil falar com a Maria do que falar com “mulheres”. Ou mesmo “mulheres de 37 anos que possuem cães”.

Como criar uma persona sem possuir clientes

Mais agora você pode estar se perguntando. Como posso criar uma persona se não possuo clientes e nem produto. Será que é possível?

Não se desanime! Este conteúdo é exatamente para isso. Agora irei te ajudar a criar a sua persona, mesmo que você ainda não possui nenhum clientes.

Dessa forma, é totalmente possível começar um negócio com o foco voltado para o seu consumidor e o que ele precisa. Com base nisso você pode criar um produto, que possa atender as necessidades de seu potencial cliente.

1- Defina o setor onde irá atuar

Como criar uma persona
Defina o setor onde irá atuar

Portanto, se você está começando agora. Que tal pensar em um produto/serviço que você já conhece bem ou tem vontade de aprender sobre ele?

Certamente quando você já tem facilidade com algum tema, é bem provável que seja mais fácil falar sobre ele. Com toda certeza, você terá vantagens ao criar um conteúdo voltado para alguma área em que já atua, porque estará em um nicho que domina.

Então, depois que você decidir sobre o que irá falar, qual será o setor de atuação. Em seguida, é só começar a postar seu conteúdo, você perceberá quem são as pessoas que acessam mais seu material. 

Mesmo que essas pessoas não tenham comprado nada de você ainda. Mais acessaram suas páginas nas redes sociais, você já terá em suas mãos, algumas informações sobre quem são as pessoas que mais se interessam pelo que você fala.

2- Converse com seus possíveis clientes

Para compreender melhor o que os seu clientes em potencial estão precisando, quais são suas dores que ainda não foram solucionadas, é preciso que você converse com eles. Antes de tudo, interage com eles, gere um relacionamento, então só depois é hora de fazer apresentação da sua oferta.

A parte mais importante é você definir qual será o seu nicho. Depois que definiu seu nicho, você pode procurar fóruns de discussão no facebook, que estejam relacionados a sua área de atuação.

O Facebook é uma ótima rede social para isso. Lá, você pode encontrar grupos voltados para diversos nichos específicos. Aproveite os fóruns de perguntas nesses grupos e analise o perfil das pessoas que estão lá, assim, você consegue definir quem será a sua persona.

Como criar uma persona: 3- Utilize o Audience Insights

Eu já falei neste post sobre o Facebook e a ferramenta que essa rede social possui chamada Audience Insights. Essa ferramenta pode te ajudar muito se você ainda não tem uma persona definida. Ela consegue mostrar quem são as pessoas que procuram por produtos/serviços parecidos com o que você quer vender.

Com o Audience Insights do facebook, é possível ver:

  • As informações demográficas sobre seu público-alvo, incluindo tendências sobre idade e sexo, estado civil e cargos profissionais;
  • Informações geográficas, línguas que seu público fala;
  • Estilo de vida e informações de interesse da sua audiência;
  • As principais páginas que seu público curte;
  • Informações dos usuários que curtem sua página ou seu evento.

Para usar o Audience Insights, você precisa:

  1. Entrar no Facebook Audience Insights;
  2. Escolher o tipo de público para ser analisado (“Todos no Facebook”);
  3. Utilizar os filtros do lado esquerdo da tela para direcionar melhor sua pesquisa. Nesses filtros, você consegue marcar a localização, idade, gênero, interesses e páginas as quais as pessoas estão conectadas;
  4. E lodo em seguida, só clicar em salvar.

Pronto! Você terá informações de inúmeras pessoas que acessam conteúdos semelhantes aos que você deseja divulgar.

4- Crie formulários de pesquisa

Como criar uma persona
Crie formulários de pesquisa

Outro jeito para criar uma persona é fazer formulários de pesquisas para as pessoas responderem. Nesses formulários, você precisa colocar perguntas sociodemográficas, mas não pode se esquecer de informações comportamentais e psicográficas.

Em seguida, disponibilize seus formulários em fóruns sobre seu nicho, na sua página do Facebook, no seu blog (se você já possuir um). Depois de um tempo e com uma boa quantidade de respostas, analise as respostas para entender o perfil do seu comprador ideal.

No entanto, com esse tipo de estratégia, é preciso tomar 2 cuidados muito importantes:

  1. Não faça perguntas demais. Caso seu formulário fique muito grande, pode ser que as pessoas não tenham vontade de responder. Além disso, quanto mais perguntas, mais dados você terá que analisar.
  2. Pense com cuidado no tamanho da sua amostra. Você precisa equilibrar bem a quantidade de formulários que analisará. Não pegue uma amostra muito pequena (por exemplo, 10 pessoas), nem uma muito grande (como 1.000 pessoas). Você pode começar com uma amostra de 80 pessoas, por exemplo, e se sentir necessidade, pode aumentar essa quantidade depois.

Como criar uma persona: 5- Lance seu produto

Lançar seu produto é algo que pode te ajudar muito a criar sua persona. Ou seja, depois que as pessoas conhecem o que você esta oferecendo, elas comentam sobre o produto/serviço.

Você já ouviu falar sobre o MVP? (Produto Viável Mínimo, na sigla em inglês) é essencial para você entender a percepção das pessoas com a solução que você apresenta.

Ele não é um produto 100% pronto, é como se fosse uma amostra daquilo que você ainda irá fazer. A importância de você começar com mínimo possível é que você consegue interagir com quem experimentou sua amostra e pode analisar qual é o perfil dessas pessoas.

Além disso, você consegue criar uma persona para seu negócio com base em quem conheceu a proposta do seu produto/serviço.

Como criar uma persona – Conclusão

Certamente criar a sua persona é apenas o começo. Ainda há muito espaço para melhorias, especialmente quando você conhece mais sobre seus clientes. 

Com o passar do tempo, adicione ou altere fatores como habilidades, influências, marcas favoritas e até a tecnologia que sua persona usa para tornar suas descrições mais detalhadas. 

O processo de criação de persona é continuo, seus gostos, desejos, medos, eles mudam com passar do tempo, fica sempre atento em relação a isso.

Então, gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Não esqueça de deixar nos comentários.

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Mateus Barbosa
Mateus Barbosa

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