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Como lançar um produto digital

Neste poste eu irei te mostrar como lançar um produto digital em apenas 7 etapas. Caso você decida seguir essas etapas, as suas chances serão enormes de ter sucesso na criação de um infoproduto.

Antes de tudo, caso você não saiba, mais um lançamento é quando você prepara determinadas ações e estratégias de marketing para apresentar um novo produto ao mercado. Onde o principal foco é atrair mais visibilidade para ele.

No entanto, é preciso ter a atenção redobrada nessa etapa de lançamento. Não só para vender mais, como também para oferecer uma boa experiência para seu cliente.

Afinal, você já deve ter ouvido aquele velho ditado popular, a primeira impressão é a que fica! 

Além disso, só fazer um bom lançamento não é suficiente para garantir o sucesso de seu negócio.

Mas quanto melhor for esse primeiro contato, maiores são as chances de você iniciar um relacionamento duradouro com seus potenciais clientes e convencê-los a comprar de maneira recorrente.

Pensando nisso, para te ajudar nesta etapa, eu compartilhei 7 etapas essenciais para aumentar suas chances de fazer um bom lançamento.

Além disso, esses 7 passos que irei compartilhar com você neste post, são ótimos para lançar um produto digital sem precisar gastar muito dinheiro na sua criação.

Quer saber como isso é possível? Continue lendo o post até o final! 

Etapa 1: Faça uma pesquisa de mercado

Faça uma pesquisa de mercado

Em qualquer mercado que você desejar atuar, é preciso atender a certos critérios simples, antes de tentar se aprofundar ainda mais para criar um produto e se posicionar no mercado.

Construir um produto digital é como construir qualquer outro tipo de produto. Primeiramente você precisa saber, o que as pessoas querem, antes de investir recursos na produção.

Certamente fazer um balanço das trajetórias do mercado é o primeiro passo para saber se o seu produto digital preencherá uma lacuna no mercado. 

Com base nisso, você pode ter algumas vantagens contra seus principais concorrentes.

Como lançar um produto digital (Estude seu nicho)

Depois que você decidiu em qual nicho de mercado irá atuar, é preciso fazer uma pesquisa para identificar quais são as dores do seu potencial cliente.

Primeiramente comece com uma simples pesquisa no Google, faça uma analise do site de seus concorrentes, verifique os backlinks, revise as palavras-chave e monitore o tráfego que seu concorrente possui nas mídias sociais. 

Esse deve ser um processo contínuo que antecede o lançamento de qualquer produto. Portanto, fique de olho nos seus concorrentes desde o primeiro dia.

Descubra se existe de manda para o seu produto

Existem várias ferramentas disponíveis no Google para saber se pessoas estão buscando por seu produto. A principal delas é o Google Trends, que analisa o volume de buscas por determinado termo tanto nacional como internacionalmente.

Esta ferramenta permite que você, possa fazer uma comparação de duas palavras-chave e descobrir, qual delas tem o maior volume de busca, por exemplo: dieta low carb e dieta dos pontos.

Se você quiser obter resultados ainda mais precisos, pode acompanhar a evolução das pesquisas por esses termos nos últimos meses. Essa funcionalidade é excelente para ajudar a identificar se o aumento no volume de buscas trata-se de uma tendência passageira.

Outra ferramenta que oferece dados bem aproximados sobre volume de pesquisa é o Google Keyword Planner, do Google Adwords. Para usá-la, basta ter uma conta no Adwords.

Por meio do Keyword Planner, você consegue visualizar a quantidade de pesquisas feitas por um determinado termo, além de avaliar se a concorrência pelos anúncios é alta, ambos são ótimos para se ter insights para conhecer melhor seu mercado.

O Keyword Planner também oferece uma lista de termos semelhantes e seus respectivos volumes de buscas. Essa é uma ótima maneira de encontrar palavras chave específicas, a partir de termos genéricos e, consequentemente, ser mais assertivo em sua oferta.

Como lançar um produto digital (Ubersuggest)

O Ubersuggest é uma das ferramentas que mais gosto de usar, ela sugere palavras-chave específicas, relacionadas à palavra pesquisada por você. Ou seja, ela gera uma lista baseada em consultas reais feitas pelos usuários do Google, o que é um ótimo termômetro para saber que tipo de conteúdo seu consumidor potencial está buscando.

Barra de pesquisas do Google

Já reparou que quando inserimos um termo na barra de busca do Google a ferramenta sugere pesquisas relacionadas? Para que essa técnica possa dar certo, é importante limpar o cache de seu navegador ou utilizar a aba anônima para pesquisar. Caso contrário, o Google utilizará o padrão de buscas que está armazenado em seu computador.

Como lançar um produto digital – Etapa 2: Valide sua ideia 

Você já percebeu que existem coisas que não são fáceis de vender. Por exemplo, existem milhares de livros que venderam apenas algumas cópias, geralmente para amigos e familiares do autor. Isso acontece, porque eles contém assuntos no qual nenhum público considerável está interessado em ler.

Por isso que antes de fazer um lançamento de um produto, você precisa fazer uma pesquisa de mercado, assim você evita de criar um produto que ninguém tem interesse em comprar.

Então depois de ter pesquisado seus concorrentes, você precisa começar a pensar nos benefícios que seu produto terá e principalmente se ele irá corresponder às necessidades do mercado.

Como lançar um produto digital. Faça isso:

  1. conduza uma pesquisas robustas de mercado e de usuários: Quem são os usuários que usam os produtos similares ao seu. 
  2. Analise seus dados: Use os dados coletados de sua pesquisa de usuários para identificar padrões nas respostas e estabelecer grupos distintos de usuários.
  3. criando personas de usuários : Quais características, atitudes, comportamentos e objetivos seus usuários possuem?

A criação de perfis de clientes-alvo, te ajudará a garantir que você esteja criando algo indispensável para alguém e a decidir quais métricas serão usadas para medir o sucesso de seus objetivos.

Se conseguir encontrar uma alta demanda e baixa concorrência, isso significa que você tem em suas mãos uma ótima oportunidade para criar e vender seu produto digital.

Se você tiver a estratégia certa e fornecer mais valor do que as outras alternativas existentes no mercado, com toda certeza você sairá na frente da maioria de seus concorrentes.

Etapa 3: Defina seus objetivos

Como lançar um produto digital

Objetivos claros e marcos mensuráveis são essenciais para levar ao lançamento de um produto inteligente. 

Portanto, gaste algum tempo organizando seu projeto, para que você e sua equipe saibam exatamente o que é necessário para lançar um produto digital.

As ferramentas de gerenciamento de projetos de software, como o JIRA e o Trello, ajudam você a acompanhar as tarefas individuais e o status geral do ciclo de vida de seu produto.

Além disso, decida por quais métricas você medirá o sucesso de seus objetivos. Por exemplo, downloads, leads e valor da vida útil por cliente.

Etapa 4: Faça um lançamento semente

Você já ouviu falar de “lançamento semente”? O lançamento semente nada mais é do que uma estratégia de marketing digital. Essa estratégia e realizada pela a maioria dos empreendedores que ainda não possuem um produto, experiência online ou expertise.

Essa estratégia tem como objetivo principal testar a oferta do produto, e principalmente fazer a validação o produto.

Com essa estratégia simples, é possível:
– começar a construir uma lista de e-mails;
– compreender melhor o mercado e o seu público-alvo;
– financiar seu produto;
– validar suas ideias;
– se preparar para outras formas de lançamentos.

Isso tudo sem precisar correr riscos muito altos.

Como fazer um lançamento semente

Como lançar um produto digital

Primeiramente é bom você saber, que é preciso criar uma lista de e-mail, essa lista é o que fará com que você consiga fazer seu lançamento semente e assim poder validar seu produto.

Utilizando uma ferramenta de e-mail marketing, crie um relacionamento com a sua lista e faça com que ele engaje com a sua história. Em seguida, convide essas pessoas a fazerem parte de um evento, como um webinário, ao vivo com você.

Depois, é hora de criar esse “curso” começando por uma promessa, que normalmente soluciona o problema de sua persona, e em seguida oferece um conteúdo inovador.

Então, termine com uma oferta, que pode ser o seu produto ou o seu projeto. Além do mais, vale lembrar que o indicado é que você crie algo com que se identifique.

O ideal é que os lançamentos sementes sejam usados para vendas de cursos, treinamentos, consultorias e afins.

Etapa 5: Pós-lançamento, entrega do produto

Basicamente existem 2 maneiras para você fazer a entrega de seu produto.

1- Se o seu produto for um curso, você tem a opção de fazer a entrega em webinários ao vivo. Esse jeito serve muito bem para que você não gaste tempo criando um produto antes de começar a vender.

Ou seja, você vende primeiro o produto e depois o cria, só que é preciso tomar um certo cuidado. Caso você opte por entregar um curso, o ideal é que você faça, pelo menos, os 2 primeiros módulos deste curso. Caso acontece algum contra tempo, você não corre o risco de não fazer a entrega como prometido para seus clientes.

2- Você pode criar seu produto antecipadamente, se ele for de informação (infoproduto) você pode gravar as aulas e fazer a entrega delas em módulos, liberando 1 módulo por semana.

Só que essa segunda maneira ela também é um pouco a riscada, você pode correr o risco de criar todo produto e então descobrir que o produto confundi mais seu cliente do que propriamente o ajude.

Não existe o jeito certo ou jeito errado de entregar um produto, isso só depende de você, qual é o jeito que você se senta mais confortável em fazer a entrega para seu cliente.

Etapa 6- Colha feedback de seus clientes

Como lançar um produto digital
Colha feedback de seus clientes

Se você deseja ter sucesso com seus produtos digitais, deseja que eles evoluam com seu público. Preste muita atenção, ouça os feedback de seu clientes. Além disso, é muito mais fácil atualizar um produto digital do que um produto físico, e seus clientes apreciarão o recebimento de versões atualizadas. 

Se eles virem você continuamente agregando valor ao produtos que compraram, é muito mais provável que comprem seu próximo produto.

Portanto, o lançamento semente oferece a oportunidade de seus alunos implementarem suas estratégias. E pode fazer com que surgem ótimas dicas de melhorias de seus clientes.

Ou seja, esses feedback irão fazer com que você possa melhorar continuamente o curso e faz com que os alunos forneçam depoimentos significativos para usar em sua copy de vendas, aumentam suas provas de que o produto funciona.

Etapa 7: Envolva parceiros estratégicos em seus lançamentos

Você deve tornar seu produto digital um grande evento. Isso deixará seu público animado, motivado e isso fará com que aumente suas taxas de conversão e irá trazer mais clientes novos.

Quanto mais você puder fazer para envolver outros influenciadores, marcas e blogueiros em seu espaço, melhor. Imagine sua divulgação se puder fazer parceria com alguém que tenha um público substancialmente maior que o seu e eles estejam interessados ​​nos mesmos tópicos.

Se você conseguir fazer parceria com outra pessoa em seu setor que possa promover o lançamento de seu produto (normalmente por uma taxa de comissão de afiliado por venda), é uma situação em que todos saem ganhando.

Como lançar um produto digital (Conclusão)

Neste post eu te mostrei quais são os passos básicos para criar um produto digital, não é preciso gastar muito dinheiro ou passar por inúmeros processos de criação, com o avanço da internet ficou cada vez mais acessível criar um produto e vender através da internet.

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Licia Silva
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