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O que é um infoproduto e seus formatos

Com o avanço da tecnologia em todo mundo, cada vez mais tem aumentado a distribuição da internet em todo Brasil, sem falar a procura cada vez maior por infoprodutos. Mais você pode estar se perguntando o que é um infoproduto.

Se para você esse conceito ainda soa estranho, não ficará surpreso caso esteja perdendo dinheiro.

Como a internet é hoje a principal plataforma de vendas, o produto negociado também tinha que ser digital.

Então, preparamos um material sobre os mais variados tipos de infoprodutos. Com o objetivo de ajudar você nesse universo de conteúdo, que é altamente rentável.

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O que é um infoproduto?

O que são infoprodutos
O que é um infoproduto

A palavra Infoproduto é a junção das palavras informação e produto. Ou seja, algo que pode ser adquirido com objetivo de educar ou solucionar algum problema especifico.

Os infoprodutos são distribuídos exclusivamente em formato digital. Proporcionando acessibilidade fácil, rápida e interativa entre sua audiência e a informação.

No entanto, para criar um infoproduto, você precisa ser bom em alguma coisa. A partir disso é necessário destrinchar todo processo, para depois distribuir a informação para o seu público.

Criar um inproduto hoje em dia já não é mais sinônimo de processos industriais complicados. Ou até mesmo precisar fazer investimentos altos em pesquisa e desenvolvimento.

Com o crescimento acelerado da internet e com o surgimento de novos negócios. Surgiu uma economia inovadora e muito interessante. Onde ela merece de uma atenção maior.

Entre as soluções criadas para atender a esse novo ambiente. Estão os infoprodutos, que têm um potencial de lucro impressionante e uma abordagem simples diante do público em potencial.

Por exemplo, existem muitas pessoas que necessitam aprender falar inglês. Caso você domine a língua inglesa. Você pode criar um infoproduto gratuito ensinando algumas frases e gramáticas. Tendo como objetivo principal divulgar um curso online completo de inglês.

Agora que você aprendeu o que é um infoproduto. Descubra quais são os seus principais formatos.

10 tipos de infoprodutos

Existem vários tipos de infoproduto que você pode criar a fim de educar sua audiência, além de conseguir aumentar o lucro do seu negócio de forma escalável.

Cada um deles tem características e utilidades um pouco diferentes. Que devem ser levadas em conta de acordo com o tipo do público. Além do perfil da própria empresa e os objetivos do negócio.

1- Ebooks

O que é um infoproduto
Ebooks

Ebooks ou livros digitais são produtos bastante populares. Pois são os mais simples de serem criados, distribuídos e consumidos pelo publico em geral. Afinal, os livros digitais (ebooks) costumam representar a porta de entrada no mundo dos infoprodutos.

Isso se explica por duas razões principais: são fáceis de fazer e muito populares.

Para criar o seu e-book, basta utilizar uma ferramenta editora de textos. Como o Google Docs ou até mesmo o Word ou Writer do LibreOffice, que é gratuito. Além disso, você pode facilmente escrever seu ebook e salvá-lo em formato PDF, que é o formato mais comuns para comercializar este tipo de conteúdo.

Se quiser incrementar, pode fazer algo no Power Point ou na ferramenta de apresentações do próprio Google.

O importante é salvar o seu ebook no formato PDF ou em ePUB. Principalmente no formato PDF é o mais utilizado e preferido para os leitores.

2- Cursos online

Essa é uma das metodologias mais abrangentes quando se fala em infoprodutos. Afinal, um mesmo curso online pode agregar vários recursos de outros formatos.

Além de vídeo-aulas, por exemplo, pode aliar à matérias complementares. Como ebooks, audiobooks e screencasts, entre outros.

O desafio é óbvio, ministrar um curso online não é para qualquer um. Não estamos falando de uma aula, mas de um conjunto delas, de uma grade curricular planejada em detalhes.

É preciso ter domínio total do assunto e ter reconhecimento como autoridade no tema abordado.

Vídeos sempre fazem sucesso, especialmente quando há pessoas envolvidas. A produção de vídeos vai demandar mais dedicação. Mas em compensação, pode trazer mais qualidade ao seu curso online.

Videoaulas são ideais para materiais que precisam de demonstração. Como por exemplo, aulas de culinária. A aprendizagem fica muito mais fácil quando o aluno tem exemplos visuais do que se deve fazer em cada passo.

Uma maneira bem simples de criar um produto em forma de videoaulas é preparar um ambiente adequado para ensinar o tema proposto.

O que é um infoproduto. 3- Screencasts

Outra forma de conteúdo em vídeo, os screencasts são um pouco diferentes do que propõem os cursos online. De que forma?

Enquanto os cursos online mostram as pessoas ensinando na prática. Os screencasts gravam apenas a tela do computador da pessoa que está fazendo a apresentação.

Os fãs de videogames, ainda mais agora com a ascensão dos e-sports ,  competições de jogos eletrônicos que são disputadas entre equipes.  Estamos acostumados a ver screencasts de seus jogos favoritos.

Um screencast é um tipo de aula em vídeo capturado da tela. Ou seja, é como se você compartilhasse a tela do seu computador com qualquer usuário via internet.

O áudio pode ser o original ou integrado posteriormente. Além disso, a exigência sobre o vídeo não é a mesma de uma aula tradicional.

Ou seja, você não precisa contratar um estúdio de gravação para fazer um screencast.

O mais importante desse infoproduto está justamente no conteúdo que apresenta. Todo o resto se torna secundário.

Ele cabe em todas as situações nas quais você deseja ensinar o passo a passo de um procedimento online. Como utilizar um determinado site ou software.

4- Whitepapers

Whitepapers são como uma evolução do ebook. O formato é parecido, mas o conteúdo é mais denso, sendo geralmente composto por pesquisas e dados estatísticos.

Ele é muito mais textual do que visual. Pois se concentra na informação aprofundada que oferece.

A diferença dos whitepapers é que eles não tem o trabalho gráfico do ebook. Ou seja, são como grandes artigos disponíveis para download. Além de apresentaram informações e relatórios detalhados sobre tópicos específicos.

Esse é o seu principal valor. Como se trata de um infoproduto bem mais específico, o público-alvo também precisa ser.

Para que seja construído com sucesso, é necessário ter uma persona definida com clareza e detalhamento.

Por isso, se você busca por uma opção eficaz. Mas não tem tempo de produzir um ebook agora, vale apostar na produção de um whitepaper.

5- Audiobooks

O que é um infoproduto
Audiobooks

Esse conceito é muito fácil de entender. Um audiobook, como o nome indica, é um livro digital em áudio.

Como infoproduto, é uma proposta muito interessante, pois permite ser “consumido” em plataformas diversas e o melhor em qualquer lugar e a qualquer hora.

Quem comprar um audiobook pode ouvi-lo pelo computador, celular ou tablet. Embora o conceito de livro falado não seja novo, neste formato, ele é bastante revolucionário.

Para lançar o seu infoproduto, desconsidere a exigência comum na internet de consumo de informações rápidas.

O audiobook é mesmo um livro, uma obra completa e, como tal, merece um conteúdo muito aprofundado.

6- Podcasts

Os podcasts são outro infoproduto muito popular e interessante, pois misturam conceitos atuais e clássicos na hora de manter a audiência informada. Como assim?

Podcasts são programas gravados em áudio. Que podem apresentar narrações, histórias, debates ou até entrevistas com referências de qualquer segmento de mercado.

O mais legal é que por se parecerem com programas de rádio . Ou seja, um formato amplamente conhecido e bem-sucedido. Além disso, os podcasts tem apelo natural com as massas.

Dessa forma, o podcast é perfeito para quem tem uma rotina corrida ou não gosta de ler. Mas que não abre mão de se manter bem informado.

7- Programas para Membros

Áreas de membros, sites de membros, programa para membros ou simplesmente Membership. São sites de conteúdo privado, restrito apenas a membros autorizados. Que na maiorias da vexes pagam por uma adesão mensal ou anual para acessar o conteúdo do site por um determinado tempo.

Esse tipo de produto digital é ideal para e programas de emagrecimento, coaching online. Você também pode usar esse modelo, para publicar conteúdos de diversos formatos, seja ele em texto, áudio ou vídeo.

Além disso, é importante oferecer benefícios exclusivos e realmente relevantes para o usuário na tentativa de convencê-lo a se tornar um membro ativo.

O que é um infoproduto. 8- Webinar

O que são infoprodutos
Webinar

Um webinar é a versão moderna da videoconferência. Ou seja parece um tipo de seminário só que online. Ele pode ser utilizado tanto para fins comerciais quanto educacionais.

Você pode desenvolver um webinar, como, por exemplo. Para demonstrar um novo produto para o público ou para apresentar conteúdo relevante que reforce a sua autoridade sobre tema.

O webinar pode ser comparado com uma palestra em um auditório qualquer. Só que a melhor coisa é o fato de não haver limitação de público.

Portanto, um webinar é como um palestra em um auditório infinito. Para dar certo, além de ter muita atenção ao conteúdo, é preciso garantir a adesão do público.

E não se esqueça da interação, pois um dos pontos chave de um webinar está em dedicar uma parte do tempo para responder aos questionamentos de quem esta assistindo.

9- Revistas eletrônicas

As e-magazines, e-zines, ou simplesmente revistas eletrônicas, são como uma versão digital da revista impressa.

Elas têm periodicidade definida, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo, sempre com conteúdo privado.

Ou seja, tal qual um site de membros, é preciso se tornar assinante do serviço para ter acesso a ele.

Assim como outros tipos de infoprodutos. Uma revista eletrônica tem a grande vantagem de ser consumida em qualquer tipo de plataforma digital, como celulares ou tablets.

10- Ferramentas

As ferramentas é o tipo de infoproduto mais diferente da nossa lista, Ao contrário das outras alternativas não são focadas na produção de conteúdo em si. E sim de oferecer ajuda, seja na distribuição do conteúdo, hospedagem, ou até mesmo no aumento das suas vendas.

Ferramentas são a combinação perfeita entre criar alto valor para os clientes e gerar mais lucro para o seu negócio. Afinal, por se tratar de ser vendas recorrentes com pagamentos mensais e anuais.

O que é um infoproduto – Conclusão

Você já imaginou como pode ser interessante criar um infoproduto. Existem diversos formatos de infoprodutos, alguns são fáceis de se criar, outros nem tanto.

Mais o que eles tem incomum é o poder de proporcionar escalabilidade para seu negócio. Além de liberdade de tempo para passar com sua família e amigos e o principal liberdade financeira.

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Max Farias
Max Farias

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